As árvores desempenham papel bastante especial na manutenção da vida no planeta azul.
Elas são as maiores entre todas as plantas e as que têm vida mais longa. Estão na base da cadeia alimentar, contribuindo para a manutenção do clima, suas copas diminuem a velocidade dos ventos, as raízes retêm o solo impedindo a erosão e ainda auxiliam na captação de águas pelos lençóis subterrâneos, diminuem os ruídos, produzem sombras, alimentos, dão abrigos aos animais, entre muitas outras utilidades.
Devido a esse conjunto de importância, as árvores são objetos de preocupação de toda a população, que começa agora a despertar, com cada vez mais intensidade, para a necessidade da preservação da natureza e das árvores em particular
As florestas e outras formas de vegetação produzem bens e serviços ambientais essenciais para a conservação da diversidade de vida, manutenção dos rios, lagos e depósitos de água, conservação do solo, contenção da erosão e regularização do clima, além de proporcionar recreação e lazer.
A vegetação típica das áreas costeiras,os manguezais, também tem função protetora. Ela reduz o impacto das ondas sobre o litoral, assim como é criadouro para muitos animais.
Quando essa vegetação é retirada, as ondas provocam erosão, fazendo com que o mar avance sobre as faixas de terra e a produção de pescados fica prejudicada.
O Brasil é o único pais do mundo a herdar seu nome de uma árvore. Durante muitos anos, o Pau Brasil, uma árvore da Mata Atlântica, foi fonte de riqueza para os portugueses, que extraiam dela um pigmento vermelho muito utilizado para tingir tecidos.
Hoje sua madeira ainda é utilizada para a fabricação de violinos, porém, a árvore está ameaçada de extinção. ( Como fazer educação ambiental e Manual de Educação para o Consumo Sustentável).